Saiba por que seus pais ou seus filhos podem ser os sócios que você precisa para empreender

Michele Miyake |@michelemiyake

A maioria das empresas no Brasil tem o perfil familiar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sebrae, 90% dos negócios no país seguem esse modelo que envolve a família ou parte dela. Sempre foi comum que os pais construíssem e consolidassem um negócio e depois os filhos entrassem nele por meio de herança ou por ser do ramo de interesse deles. Apesar desta tradição, outro movimento tem sido percebido pelo mercado recentemente, que é o desejo de pais e filhos começarem juntos um negócio. Inclusive esta é uma tendência observada por Fernando Vigato, idealizador da marca eLav Lavanderia, uma empresa com mais de cem franquias em todo o Brasil. De acordo com o empresário, entre os motivos, estão a confiança que pais e filhos ou mãe e filhos tem uns nos outros e a necessidade de construção de uma renda em comum.
A Luciana e a filha dela, a Marjorie, são um exemplo de mãe e filha que decidiram abrir juntas o próprio negócio. Elas são de Santa Helena de Goiás, no estado de Goiás. As duas escolheram uma franquia da eLav Lavanderia porque entenderam que é vantajoso receber todo o suporte da franqueadora em todo o processo de implantação da empresa e também depois que o negócio já está em funcionamento. A unidade delas foi inaugurada em janeiro e em 45 dias, as duas já conseguiram atingir o ponto de equilíbrio, que é o indicador que mostra o quanto a empresa precisa vender dos seus produtos ou serviços para dar conta dos custos e despesas. Para que o negócio continue crescendo, mãe e filha decidiram apostar na confiança dos clientes, com atendimento personalizado. A receita tem dado certo.
Se você sempre quis empreender, mas nunca tinha pensado na possibilidade de ter seus pais ou seus filhos como parceiros, nós listamos aqui algumas vantagens. Veja aqui:

FAMILIARIDADE
Este pode não ser o principal argumento para você decidir montar um negócio em família, mas não pode ser deixado de lado. Conhecer a fundo quem está com você nesta jornada traz conforto e pode minimizar as dificuldades que certamente vão aparecer no caminho. Uma consequência é o fortalecimento dos laços e o crescimento pessoal e profissional de todos.

CONFIANÇA
Esse é um ponto muito vantajoso quando pai ou mãe e os filhos decidem empreender juntos. Todo mundo sabe que a confiança é parte importante em qualquer relação e no caso de família, a gente sabe que ela começa a ser construída com os filhos desde o nascimento e por isso se torna sólida.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
É claro que nossos pais, obviamente por já terem vivido mais, acumularam muito mais experiência de vida e maturidade que nós. Por fazerem parte de outra geração, que passaram outras dificuldades, eles desenvolveram capacidades diferentes das nossas para resolver problemas e lidar com os desafios. Não quer dizer que sejam melhores. Só diferentes.
Por outro lado, os filhos já nasceram numa era com muito mais acesso à informação e capacidade maior de absorver todo o conhecimento que hoje está disponível. Essa troca é vantajosa para ambos os lados e para o negócio. É um equilíbrio bastante necessário.

DIVISÃO DAS TAREFAS
Ao escolher empreender em família, uma vantagem é a divisão das tarefas e das responsabilidades. Aliás, deixar claro o papel de cada um é essencial para evitar desentendimentos e frustrações. No caso da Luciana e da filha dela, a Marjorie ficou responsável pelos contratos com os clientes, uma parte importante e que demanda tempo no negócio. Em pouco tempo, as duas já conquistaram mais de 20 clientes mensalistas.

SUCESSO CONJUNTO
Dividir com os pais ou com os filhos um negócio é buscar juntos a construção de uma renda e de um patrimônio. Claro que os desafios sempre vão existir, mas quando esse sonho é dividido com a família, o resultado também é partilhado. Se um ganha, o outro também ganha. Se a empresa cresce, o mérito é de todo mundo que está envolvido.

FRANQUIAS
Uma opção para quem quer empreender em família é apostar em uma franquia. Se a sua intenção é criar um negócio em família que dependa de poucos ou nenhum funcionário no início, a sugestão é optar por uma franquia no ramo de higienização e impermeabilização de estofados e couros e limpeza de carpete e colchões. A eLimp Estofados, que pertence ao grupo eLav Lavanderias, é um modelo formatado para quem deseja ter o próprio negócio com baixo investimento e retorno rápido, geralmente entre 3 e 9 meses. O franqueado não precisa nem de um ponto para começar a operação e ainda recebe toda a orientação para começar a prestar um serviço de qualidade.

Quer conhecer mais sobre a eLav Lavanderia? Basta acessar elavlavanderia.com.br
Se você se interessou em se tornar um franqueado da eLimp Estofados, acesse www.elimpestofados.com.br

#empreendedorismo #família #paisefilhos #negócio #ibge #sebrae #elav #elimp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adquira uma Franquia eLav

Baixo Investimento

Comece com R$ 79 Mil reais*

Negócio Completo

Do Planejamento à Execução

Suporte Premium

Você Nunca Estará Sozinho(a)

Preencha os dados,
Baixe o e-book e SAIBA TUDO sobre como montar uma "Lavanderia, o Negócio do Futuro"