NEGÓCIO IDEAL: Dicas para você não errar na hora de escolher a franquia

Michele Miyake | @michelemiyake

Você já decidiu que quer se tornar empreendedor e escolheu abrir uma franquia, mas aí vem a dúvida: qual franquia escolher? Este é um questionamento muito comum porque são muitas opções no mercado, cada uma com suas particularidades e suas vantagens. O que levar em conta ao tomar essa decisão? Nós fomos atrás de dicas para te ajudar. Confere aqui.

NO QUE VOCÊ QUER ATUAR?
Você já sabe com qual ramo mais se identifica? Essa definição do nicho de mercado tem que ser uma das prioridades que o futuro empreendedor deve buscar entender. É importante que ele tenha um mínimo conhecimento sobre os produtos ou serviço que vai prestar ou esteja disposto a buscar esse aprendizado. A partir do momento em que esta definição esteja bem clara, o interessado pode buscar entender outras questões neste processo de escolha.

COMO ESTÁ O MERCADO NESTE NICHO?
Você sabe como está a concorrência nessa área que pretende atuar? O mercado está saturado ou há espaço para quem quer entrar na localidade onde você pretende abrir a franquia? Há demanda? É um setor que tem espaço para crescer? Um dos setores, por exemplo, onde, segundo especialistas, há ainda grande potencial de crescimento é o de lavanderias . Isso porque as pessoas estão cada vez mais sem tempo e por isso buscando praticidade no dia a dia.
Mais uma vez, a recomendação de especialistas é que o interessado faça essa pesquisa de demanda antes de “bater o martelo”. De acordo com o Sebrae, muitas franquias fazem esse estudo junto ao possível franqueado e, em determinados casos, podem até mesmo dar a negativa de abertura naquela localidade por entender que ali não cabe aquele negócio.

PESQUISE A FUNDO A FRANQUIA
Antes de entrar em qualquer negócio é importante que o interessado estude e se certifique que está fazendo a coisa certa. Segundo a analista do Sebrae, Bárbara Sarto, o empreendedor tem que fazer uma análise completa da proposta de negócio dessa franquia, indicadores financeiros, comerciais, taxa de retorno. Estes dados vão dar um norte para o futuro empreendedor.
Também é essencial entender a sua capacidade de investimento no negócio e quais recursos você terá que dispor para manter a franquia funcionando, quanto ela poderá te retornar e se isso está de acordo com o que você busca.

PESQUISE A REPUTAÇÃO DA MARCA
Todo mundo sabe que as redes sociais deram voz aos clientes e não há nada que as marcas possam fazer sobre isso a não ser responder às reclamações e usá-las em busca do aperfeiçoamento. Então, hoje é fácil saber como está o nível de satisfação dos clientes em relação a uma determinada marca. Basta conversar com pessoas que já compraram ou adquiriram serviço da marca ou procurar na internet, em sites como o Reclame Aqui, ou nas redes sociais. O que os clientes estão falando da marca que você pretende investir? Ela é confiável? Entrega o que promete? O feedback é satisfatório?

CONTINUE PESQUISANDO A REPUTAÇÃO DA MARCA
No caso de uma franquia, você pode ir além e pesquisar a reputação e idoneidade da marca junto a outros franqueados. Inclusive a analista do Sebrae recomenda que os interessados façam um levantamento prévio de quantas franquias da marca existem e depois disso conversem com alguns desses franqueados para saber da experiência deles.
A eLav Lavanderia, por exemplo, é uma marca mineira que está no mercado há cerca de 8 anos e atingiu neste mês a impressionante marca de 120 franqueados. A marca oferece e facilita este contato com quem já é franqueado para essa troca de informações porque entende que ela faz parte do processo de análise mercadológica que o empreendedor deve fazer.
De acordo com Bárbara Sarto, o número de franqueados, sem dúvida, é algo que impacta positivamente. Quanto mais melhor. Segundo o Sebrae, outra referência interessante é a Associação Brasileira de Franchising (ABF), um canal oficial importante que serve como uma ótima fonte para quem está buscando se tornar franqueado. “Franquias que normalmente estão associadas têm uma boa referência neste contexto”, diz Bárbara. A eLav é associada à ABF.

FAMA AJUDA, MAS NÃO É TUDO
Claro que, ao escolher uma franquia, muita gente pode ficar tentado a escolher apenas marcas já conhecidas do público. Segundo a analista do Sebrae, esse reconhecimento é importante. “Tem marcas que vendem por si só. Não demandam tanto esforço de divulgação”, diz Bárbara. Mas, ela também alerta que é sempre importante a cautela e o estudo do negócio porque se confiar apenas na popularidade ou no que é amplamente divulgado na mídia, corre-se o risco de o investimento não ter o retorno desejado.
Por isso, a recomendação é pesquisar a fundo antes de decidir.

Quer se tornar um franqueado da eLav Lavanderia? Não perca tempo e acesse www.elavlavanderia.com.br

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