NÃO ADQUIRA UMA FRANQUIA, sem antes pesquisar o suporte que ela oferece

Michele Miyake | @‌michelemiyake

Assim como qualquer escolha que a gente vá fazer na vida, ao optar por uma franquia é importante analisar alguns pontos antes de tomar a decisão. Hoje vamos falar da importância do suporte ao franqueado durante a jornada. Esse é um cuidado que pode evitar que você caia em armadilhas.

QUAL O SUPORTE OFERECIDO?

Este é um dos pontos mais importantes que o interessado em abrir uma franquia deve ter por que é algo que ele realmente vai precisar. As dúvidas vão aparecer antes de abrir as portas e o tempo todo na rotina do franqueado, o que é bastante natural. A eLav Franchise, por exemplo, disponibiliza ao franqueado, uma plataforma onde estão todos os manuais necessários para o início da operação, além de materiais de marketing e de apoio. Então, assim que o empreendedor passa a integrar a rede, ele recebe um treinamento para que ele conheça essa ferramenta bem a fundo e saiba como utilizá-la. Todo esse material fica disponível de forma permanente para que o franqueado acesse sempre que necessário.

VOCÊ TEM QUE SABER DAS NOVIDADES

O mundo muda rápido e o franqueado precisa acompanhar. Por isso, é necessário estar em constante atualização sobre as melhores práticas, sobre avanços tecnológicos e de inovação na área em que atua. Então, é importante entender como a franquia disponibiliza isso.

A analista do Sebrae Minas, Pâmela Dias, alerta que muitas franqueadoras prometem o suporte, uma visita ou uma consultoria mensalmente, mas isso acaba não acontecendo. A dica que ela dá é que, antes de decidir por uma marca, o interessado busque conversar sobre isso com outros franqueados da mesma empresa. Essa troca de experiência pode te ajudar a evitar problemas.

Manter os franqueados atualizados é uma das preocupações da eLav Franchise, dona das marcas eLav Lavanderia e eLimp Estofados, que além das unidades próprias, conta com mais de cem franqueados em operação pelo país. Para atender a toda essa rede, a franqueadora faz reuniões periódicas com os donos e gestores das franquias e oferece na própria plataforma treinamentos, videoaulas e cursos on-line dos mais diversos assuntos, como gestão, operacional e atendimento, o que permite que ao franqueado estar em constante aprendizado.

QUEM VAI TE AJUDAR?

A franqueadora tem que estar apta e ter um time disponível para atender aos franqueados na resolução dos problemas. É importante que o franqueado seja informado de como isso será feito e por qual canal, seja telefone, Whatsapp, e-mail ou algum aplicativo específico. É de suma importância também saber em qual prazo será atendido para que não se sinta desamparado e frustrado.

No caso da eLav e da eLimp, cada unidade franqueada está inserida em um grupo de Whatsapp, onde também estão consultores da franquia de todos os departamentos, entre elas, a área de marketing e gestão. Responder às demandas e dúvidas dos franqueados é uma prioridade para os consultores.

O Antônio e a Cláudia são franqueados da eLav Lavanderia em Brasília, no Distrito Federal, há um ano e sabem bem da importância disso para o negócio deles. Eles estão bastante satisfeitos com a assistência oferecida pela franqueadora. “A eLav dá uma ênfase muito forte no suporte, procura sempre nos atender de forma solícita e rápida”, afirma o empresário.

SUA FRANQUIA TEM QUE SER CONHECIDA

Além do trabalho de marketing feito pela franqueadora, que é importante para o fortalecimento da marca como um todo, todas as franquias também precisam desse apoio. É ele que vai permitir que as unidades se tornem conhecidas no bairro, na cidade ou na região que estão instaladas. Um marketing bem-feito localmente permite que o negócio não apenas se destaque por sua qualificação, mas que fique em evidência e mantenha a marca reconhecida do público. O Antônio e a Claudia sabem bem da importância do marketing para o negócio deles e apostam na divulgação de conteúdo diariamente.
Segundo eles, os dois procuram trabalhar sem nunca descuidar disso porque acreditam que precisam, não apenas estarem inseridos na região onde a franquia está instalada, mas também serem conhecidos, vistos, notados. O resultado tem sido positivo para eles.

Quer ver mais depoimentos de franqueadores da eLav Franchise? Acesse o instagram @‌elavfranchise. Lá você também terá acesso a mais informações sobre a marca e como fazer parte.

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