Dicas para adotar hábitos mais sustentáveis na sua vida

Michele Miyake
@michelemiyake

Por muito tempo nós vivemos sem pensar no impacto de nossas ações na natureza, mas felizmente isso está mudando. O tema sustentabilidade vem ganhando destaque. E o assunto do texto de hoje é como podemos reduzir significativamente esse efeito negativo que geramos no meio ambiente.

As empresas, por exemplo, estão cada vez mais atentas a práticas sustentáveis, até porque isso se tornou uma exigência do consumidor. Muitas pessoas já escolhem de forma consciente consumir apenas de empresas ambientalmente responsáveis. Aqui eu quero destacar o trabalho da Elav Lavanderia (@elavfranchise), uma franquia que adota processos operacionais em todas as unidades da marca com o objetivo de reduzir o consumo de água e energia elétrica na lavagem de roupas.

Consumir de empresas que se preocupam com o meio ambiente é uma forma de fazer a diferença.
Mas quais outros hábitos nós podemos mudar no nosso dia a dia? Vamos às dicas:

Separe o lixo

Esta é sem dúvida uma das atitudes mais simples de se fazer e que gera um enorme impacto. O lixo reciclável, quando separado do orgânico, é destinado à reciclagem e evita que este material seja descartado em lixões e aterros. Os resíduos poluem os lençóis freáticos, além de liberar gases na atmosfera e contribuir para proliferação de animais peçonhentos e insetos. O reaproveitamento de embalagens também evita a necessidade de retirada de matéria-prima de fontes naturais.

Também é importante fazer o descarte de maneira correta de aparelhos eletrônicos, pilhas, baterias e celulares. Este tipo de produto pode conter substâncias nocivas na composição, o que é bastante prejudicial ao meio ambiente. Lembrando que o óleo de cozinha também deve ser descartado de forma adequada. Cada litro do produto pode contaminar até 25 mil litros de água.

Compre em brechós

Você sabia que a indústria da moda é responsável por 4% da emissão de gás carbônico na atmosfera? Outro dado chocante: segundo o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB), de 2021, essa indústria depende de 98 milhões de toneladas de recursos não renováveis por ano. Comprar roupas e calçados de ‘segunda mão’ pode ajudar a diminuir o impacto ambiental, está super na moda e ainda é uma economia para o bolso.

Compre apenas o necessário

Nós vivemos numa época em que o consumo está super em alta. Somos o tempo todo bombardeados em redes sociais, na televisão, no nosso círculo social por informações que nos induzem a comprar sempre mais, muitas vezes por impulso e a consequência disso para o meio ambiente é desastrosa. A indústria vai buscar na natureza os recursos que precisa para suprir essa necessidade de consumo.

Evite usar a sacolinha plástica

Adquira o hábito de levar a sua própria sacola quando for fazer compras ou peça caixas de papelão para colocar o que você comprou. As sacolinhas plásticas são responsáveis por um impacto enorme no meio ambiente. Segundo o Senac-SP, elas levam cerca de 200 anos para se degradar e ainda causam transtornos como o entupimento de galerias e bueiros. Também provocam a morte de animais em rios e oceanos e contribuem para o efeito estufa porque têm polietileno na composição.

Evite qualquer tipo de plástico

Oito milhões de toneladas. Essa é a quantidade de plástico descartada nos oceanos todos os anos. É preocupada. Então, quando for comer fora, dispense os canudos. Peça as bebidas em garrafas de vidro, que são recicláveis. No trabalho, tenha uma garrafa ou um copo reutilizável. Evite os sacos plásticos e embalagens de isopor na compra de frutas, verduras e legumes.Mais uma vez, precisamos pensar em como o plástico é nocivo à natureza.

Use o serviço de lavanderias

Você sabia que uma lavadora de 5Kg, que é uma das menores do mercado, quando utilizada na capacidade total, gasta 135 litros de água? Muito, né? Pensando em números como esse, que a Elav Lavanderia (@elavfranchise) pesquisa e traz para cada uma de suas franquias apenas processos que tornam a lavagem de roupas e tecidos muito mais eficiente e econômico. Só para se ter uma ideia, quase 13 milhões de litros de água já foram economizados pela empresa nos processos de higienização de roupas e tecidos e, com isso, quase 11 milhões de litros de esgoto deixaram de ser descartados. Então, se você quer adotar hábitos mais sustentáveis, faça as contas de quanto você gasta de água e energia e também com produtos para lavar a roupa e veja se não vale123 1 a pena contratar os serviços de uma lavanderia. A Elav Lavanderia oferece ainda planos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Há opções para família, para empresas, lavagem de peças avulsas, por quilo e também de passadoria, que é para quem precisa do serviço de passagem de roupas. Consulte o site da empresa, o www.elavlavanderia.com.br e peça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adquira uma Franquia eLav

Baixo Investimento

Comece com R$ 59 Mil reais*

Negócio Completo

Do Planejamento à Execução

Suporte Premium

Você Nunca Estará Sozinho(a)

Preencha os dados,
Baixe o e-book e SAIBA TUDO sobre como montar uma "Lavanderia, o Negócio do Futuro"