Michele Miyake | @michelemiyake

Uma das dúvidas e um medo muito comuns quando decide-se investir em um negócio físico é a escolha do ponto comercial. E esse receio tem razão de ser: a escolha errada pode causar um impacto grande no crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Segundo a analista do Sebrae, Bárbara Sarto, alguns tipos de negócios dependem mais da localização do que outros. Ela explica que empresas de varejo, restaurantes e cafés geralmente necessitam de uma localização estratégica para atrair mais clientes. “Nesses casos a visibilidade da marca, o tráfego de pedestres, área residencial ou comercial, central ou bairros, devem ser considerados. Já para empresas de atuação online ou prestadores de serviço in loco, não possuem tanta interferência em relação a isso”, diz Bárbara.

Alguns pontos que merecem atenção são acessibilidade, estacionamento próprio ou facilidade para estacionar, concorrência e público-alvo. Estar no lugar certo é uma vantagem. Para isso, é importante você entender primeiro qual o seu negócio, quem é o seu público e onde estão seus concorrentes.

Confira agora algumas dicas de como acertar na hora de tomar a decisão.

ACESSIBILIDADE

É importante avaliar se o local onde você pretende montar o seu negócio está numa região bem localizada, se é segura, se está numa área de crescimento e se possui visibilidade e condições de acesso adequadas tanto para clientes como para fornecedores e funcionários. De acordo com a analista do Sebrae é primordial saber se há opção de transporte público ou estacionamento, de acordo com as características do seu negócio.

INRAESTRUTURA

Antes de escolher é interessante levar em conta questões como a infraestrutura de acordo com a necessidade do tipo de negócio como acesso confiável a internet, energia elétrica estável, redes de telecomunicações etc. Também importante observar o nível de ruído e as condições de higiene e segurança, que podem atrapalhar a sua empresa. Verificar ainda se há restrições legais ou regulatórias que impeçam o funcionamento da atividade em determinado local ou que limitem a operação.

ARMADILHAS

Para Bárbara Sarto, os empreendedores devem evitar tomar decisões baseadas só na própria intuição, sem fazer uma análise do mercado e da concorrência. Ainda segundo ela, escolher o local apenas por oportunidade/viabilidade financeira ou não se atentar aos contratos relacionados à locação são algumas das armadilhas que podem comprometer o sucesso da empresa. A analista ressalta ainda que o empreendedor não deve jamais desconsiderar as necessidades e características do público-alvo, além de ter um planejamento de médio e longo prazo para a empresa.

O QUE EVITAR

Todo empreendedor que está buscando um local para instalar seu negócio ou sua empresa deve estar atento e evitar locais com público inadequado ao tipo de produto e serviço que ele oferece; observar se a concorrência é alta na região e ainda avaliar os custos operacionais, como aluguel e taxas, que devem ser compatíveis com a sua capacidade de investimento. É importante analisar o contrato, as condições de pagamentos e o prazo de vigência dele.

DICAS

Se você ainda estiver em dúvida do melhor local para abrir a sua empresa, uma sugestão é observar o movimento desses locais em dias e horários diferentes e ainda conversar com donos e funcionários de estabelecimentos da vizinhança. Eles vão dar uma boa noção de como são os negócios por ali.

Já para o empreendedor que decidir investir em uma franquia, a escolha do lugar pode ser mais simples porque muitas marcas auxiliam nessa seleção. A eLav Franchise, por exemplo, marca responsável pela eLav Lavanderia e que também tem no seu guarda-chuva a eLimp Estofados, dá todo o suporte que o franqueado precisa na hora de fazer essa escolha. Funciona assim: o franqueado faz um levantamento prévio de possíveis locais e envia os pontos para análise da franqueadora e os analistas especializados da marca fazem o estudo da localização, da renda per capta, potencial de consumo, disposições do imóvel e valor do aluguel. Para isso é usada uma plataforma de geomarketing, que minimiza os riscos de erros e otimiza a tomada de decisões. Uma ótima vantagem.

Conheça mais sobre a eLav Lavanderia no site www.elavlavanderia.com.br

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