5 dicas para ter mais tempo livre no seu dia a dia

Michele Miyake
@michelemiyake

Tempo é dinheiro. A expressão que por décadas foi a máxima de que não se podia perder tempo, agora está num contexto bem diferente. O tempo continua valioso, mas agora as pessoas estão, cada vez mais, em busca de tempo de qualidade. São aquelas horinhas a mais para aproveitar a vida, o relacionamento, os filhos, viver experiências e ver as horas passarem do jeito que mais desejar. Mas como fazer o tempo sobrar dentro da nossa rotina tão atribulada? Nós temos algumas sugestões, entre elas, que você pense na possibilidade de contratar serviços, que podem facilitar tudo pra você. A nossa dica hoje é conhecer o serviço da Elav Lavanderia (@elavfranchise), mas temos várias outras. Confira:

1 – Perca alguns minutos e faça um planejamento

É sério. Os minutos que você vai perder do seu dia ao parar para pensar a sua rotina e fazer um planejamento vão fazer você economizar muito tempo ao longo do dia, da semana, do mês. Quer um exemplo? Certamente você já saiu por aí com o objetivo de escolher um presente, mas sem ideia do que comprar. Essa falta de clareza deve ter feito você perder até um dia inteiro indo de loja em loja, sem conseguir decidir. Já quando você tem na cabeça o que quer dar de presente, onde vai comprar e define a logística, sem dúvida, a tarefa se torna muito mais simples. Isso é planejamento. Se possível, organize uma lista de prioridades ou anote tudo em uma agenda ou no celular. Importante: aprenda a dizer não àquilo que não for tão necessário ou urgente.

2 – Organização

Se o planejamento é a forma de começar, a sequência disso não podia ser outra: a organização. Sem ela, é muito difícil ganhar tempo. Na medida do possível, tente manter tudo no lugar: roupas dentro do armário, louças guardadas, papéis e documentos separados em pastas e gavetas. Pode parecer que perde-se horas preciosas para organizar, mas é justamente o contrário. Manter ambientes organizados traz clareza à mente. Segundo a psicóloga Fernanda Soares, o ambiente em que vivemos retrata o estado mental de quem nele reside ou trabalha. Ela explica ainda que um ambiente desorganizado provoca estresse, favorece o descontrole emocional e está intimamente ligado à baixa produtividade e a procrastinação. “Quando planejamos e organizamos melhor a rotina e o ambiente, conduzimos nosso interior e nossos sentimentos a uma sensação de bem-estar e satisfação. Além disso, quando se adquire este hábito, as ideias e a criatividade fluem efetivamente garantindo às pessoas melhores condições de vida e facilidade no cotidiano, além do conforto” ressalta Fernanda.

3 – Seja prático. Compre sem sair de casa.

Os tempos mudaram. O mundo evoluiu e atividades como ir ao supermercado, padaria, papelaria, açougue… muitas vezes fazem a gente perder horas absurdas. Isso porque tem o deslocamento, o trânsito, os minutos que se perde para achar uma vaga para estacionar, a fila interminável do caixa… A tecnologia veio pra facilitar a vida da gente nesse sentido. Grande parte dos estabelecimentos já disponibiliza sites e aplicativos, pelos quais você pode fazer o seu pedido e receber tudo no conforto de casa. Por que não abusar desta facilidade? Experimente.

4 – Diminua as distrações. Desligue o celular.

Se por um lado a tecnologia nos ajuda muito, por outro, ela nos atrapalha demais. Não é novidade que nós estamos muito distraídos. É quase impossível manter-se focado em uma atividade do início ao fim. Não é verdade? Um dos maiores vilões da nossa distração atual é o celular. É incrível como sempre precisamos checar o e-mail, conferir o saldo bancário, mandar uma mensagem urgente no WhatsApp, enviar áudio e dar aquela monitorada nas redes sociais. Pratique ficar algumas horas sem o celular e veja sobrar tempo.

5 – Ganhe tempo. Contrate serviços.

Pare de lavar a sua roupa. Pode parecer loucura, mas a atividade de lavar roupa rouba um tempo precioso do nosso dia porque ela não consiste simplesmente em colocar a roupa na máquina. É muito mais que isso. A influenciadora digital Bárbara Veiga é casada e tem dois filhos. Roupa pra lavar é o que não falta na casa dela. Bárbara conta que todos os dias ela precisava lavar a roupa e que era uma trabalhão danado. “Mesmo que a máquina ajude, a gente tem todo o trabalho de separar, colocar na máquina, por no varal, recolher, passar. Criança suja muita roupa e tem ainda a roupa social, que o meu marido usa todos os dias”, afirma Bárbara. Já calculou quantas horas isso tira do seu dia? Por isso, a minha sugestão é que você adquira o hábito de orçar e contratar serviços. No caso das roupas, há a opção de lavanderias com preços e planos acessíveis, como a Elav Lavanderia (@elavfranchise), franquia que oferece esse tipo de serviço em várias cidades do Brasil. São 72 unidades espalhadas por 21 estados. A empresa já entrega tudo limpinho e passado e ainda tem planos diversificados e de acordo com a necessidade do cliente. A Bárbara testou o serviço na unidade de Varginha, aprovou e recomenda. Ela explica que a rotina dela ficou muito mais fácil. “Eu tenho muito mais tempo livre para fazer outras coisas, trabalhar, ficar com as crianças, com meu marido.”

Eu citei a lavanderia, mas há também a opção de contratar empresas que fornecem comida caseira pronta para todos os dias da semana; vans para levar os filhos para a escola, laboratórios que fazem a coleta de material para análise em domicílio, além de muitos outros serviços. Eles economizam o seu tempo, reduzem o seu estresse e te dão liberdade para aproveitar a vida.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este texto nas suas redes socias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Adquira uma Franquia eLav

Baixo Investimento

Comece com R$ 59 Mil reais*

Negócio Completo

Do Planejamento à Execução

Suporte Premium

Você Nunca Estará Sozinho(a)

Preencha os dados,
Baixe o e-book e SAIBA TUDO sobre como montar uma "Lavanderia, o Negócio do Futuro"