@michelemiyake
Os idosos estão voltando ao mercado de trabalho. Isso se explica pela necessidade que muitos deles têm de complementar a renda da aposentadoria, já que, muitas vezes, o valor recebido não supre as necessidades básicas. Além disso, não é suficiente para manter o padrão de vida nem cobrir os novos gastos que surgem, como remédios e tratamentos médicos. Outro motivo é que muitos 60+ ainda esbanjam saúde e disposição e não querem parar. Eles desejam se manter ativos e usar o conhecimento e a experiência acumulados ao longo dos anos para continuar produzindo.
Seja por necessidade ou por oportunidade, o que chama a atenção é que muitos 60+ estão decidindo por ter o próprio negócio. Um levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), mostra que atualmente existem mais de 4 milhões de donos de negócio com mais de 60 anos. Isso corresponde a 13,5% do total no Brasil ou 29,8 milhões. Agora veja este detalhe: o número cresceu 42% no recorte período analisado (4º trimestre de 2012 até o 4º trimestre de 2023), o que evidencia um potencial de mercado cada vez maior.
As franquias se destacam neste cenário como uma das melhores opções para quem já está na terceira idade. Vamos aos motivos:
1. MODELO PRONTO: As franquias são modelos que já foram pensados, desenvolvidos e já foram testados no mercado, o que reduz os riscos para os idosos que decidem empreender, além de dar mais segurança para quem está iniciando um negócio.
2. SUPORTE: Franqueadoras geralmente dão suporte constante para os franqueados nas diversas áreas necessárias de um negócio, como marketing, gestão e operações. Esse apoio é essencial para idosos que podem não estar familiarizados com as últimas tendências de negócios ou tecnologias.
3. TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO: Muitas franquias oferecem programas de treinamento amplos e abrangentes que ajudam os franqueados a entender todos os pontos do negócio. Isso é especialmente útil para idosos que estão entrando em um novo setor.
4. MARCA FORTE: Franquias vêm com nome de marca estabelecido, o que facilita na hora de atrair uma clientela mais rapidamente do que um negócio novo e desconhecido. Aliada a uma rede de contatos que o idoso possa já ter adquirido ao longo da vida, o uso da marca pode contribuir para um retorno mais rápido sobre o investimento.
5. FLEXIBILIDADE: Ter o próprio negócio permite que o idoso tenha mais liberdade e mais independência que um emprego de carteira assinada. Muitas franquias oferecem opções de negócios que podem ser gerenciadas com horários flexíveis. Assim, os 60+ conseguem conciliar o trabalho com outras atividades, como consulta médica, rotina de atividades físicas e encontro com amigos.
6. INVESTIMENTO E RISCO CALCULADOS: Ao optar por uma franquia, o idoso já sabe quanto de capital ele terá que dispor para abrir o empreendimento e em quanto tempo ele poderá ter o retorno esperado.
7. MENOR NECESSIDADE DE INOVAÇÃO: Como o modelo de negócio já está estabelecido, os franqueados não precisam se preocupar tanto com a inovação constante, o que pode ser uma vantagem para idosos que preferem seguir um plano estruturado.
8. DONOS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: Muitas empresas optam por substituir as pessoas que já estão em uma idade mais avançada, que estão perto da aposentadoria, já se aposentaram ou que acabaram por conquistar um cargo com um alto salário pela experiência e tempo de casa. Ao escolher ter um próprio negócio, o idoso se torna o responsável pelo próprio caminho profissional.
Esses fatores fazem das franquias uma opção atraente e viável para idosos que desejam voltar ao mercado de trabalho através do empreendedorismo. E se você se encaixa neste perfil e quer se tornar dono de uma franquia, conheça a eLav Lavanderia, com mais de 140 unidades no Brasil. A eLav foi classificada pela Associação Brasileira de Franchising como uma das 50 maiores do país na categoria microfranquia!
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